OIE EU SOU A SAMANTA
Eu amo desenhar e contar histórias através de imagens.
Tenho um trabalho autoral de quadrinhos: publiquei alguns gibis, tenho uma série de tirinhas autobiográficas (as toscomics, que você pode ler aqui) e acabei de lançar meu maior quadrinho: "A Canção Fantasma", pela Darkside Books, o "gibizão", como apelidei enquanto ainda não tinha um título, já está à venda e tem 304 páginas (daí o apelido, hehe)
Trabalho há 15 anos como autônoma com ilustração para livros, revistas, agências, empresas, etc. Também trabalho como tatuadora num estúdio em Porto Alegre desde 2017.
Como toda criança eu adorava desenhar. Sendo crianças de apartamento, meus pais incentivaram muito as artes em mim e nos meus irmãos. Todos nós adorávamos desenhar: a gente criava brincadeiras que usavam desenho e histórias: universos com personagens malucos e histórias divertidas. Apenas eu segui no caminho profissional das artes, mas meus irmãos desenham até hoje. Clica aqui pra conhecer o trabalho do meu irmão mais novo: jogos que ele mesmo cria desde o zero (a história, os desenhos, a programação, etc).
Acabei cursando Arquitetura, porque gostava de desenhar e porque a faculdade ficava perto da minha casa (sério, haha)
Foi só depois da faculdade, quando comecei a trabalhar oficialmente com ilustração e autopublicar meus quadrinhos que eu consegui me enxergar como artista.
Os quadrinhos nunca saíram da minha vida: desde criança eu lia muito (por influência do meu pai) e já criança escrevia e desenhava meus próprios gibis. Aí cresci e parei, eu só retornei o trabalho com quadrinhos depois de adulta, já com mais de 25 anos.
Comecei a postar minhas tirinhas toscomics ainda na época dos blogs. O nome toscomics veio da necessidade de ser algo bem despretensioso (tá, e tosco mesmo, desenho rápidão hehe)
Encontrar um público e participar de eventos de quadrinhos me deu muito incentivo para seguir publicando, mesmo quando não existe muito sucesso financeiro. É difícil ganhar dinheiro com quadrinhos no Brasil e mesmo assim temos por aqui uma produção intensa, basta ir em qualquer festival para ver. Eu mesma não pretendo jamais parar.
Em 2017 decidi começar a desenhar também nas peles das pessoas. Tive a sorte de encontrar gente incrível (e desapegada hehe) que me deixou fazer minhas primeiras tatuagens. Depois que peguei o jeito não parei mais e amo muito tatuar.
Em todos os meus trabalhos tento levar humor e leveza. A narrativa visual é muito importante pra mim.
Quer trabalhar comigo? Só me escrever: samantafloor2@gmail.com
Aqui um cv mais detalhado:
Samanta mora entre Porto Alegre e Pelotas (RS). É formada em Arquitetura pela UFPel (em 2004). Atualmente trabalha como ilustradora e cartunista freelancer para editoras, produtoras, agências de design e publicidade. Começou a tatuar em 2017, atualmente atendendo no estúdio High Space Tattoo, em Porto Alegre.
Principais áreas de atuação: ilustração em geral, criação de personagens, livros infantis, cenários (pra animação), storyboards (animações, propaganda), quadrinhos (autorais e encomendados) e roteiros.
Em 2009 lançou seu primeiro zine “toscomics” e no mesmo ano foi indicada ao troféu HQMix (categoria Webcomic). Fez a capa da café espacial n2.
Em 2011 participou do terceiro livro de homenagem ao Mauricio de Sousa: “MSP Novos 50” (com a hq “letlato de um altista quando jovem - leia uma página aqui)
Participou como convidada da Multiverso ComicCon de 2012.
Em 2013 lançou o álbum “toscomics“ pela Café Espacial (primeiro álbum da série “Café Espacial apresenta”) e a editora Marca de Fantasia. Pra comprar o gibi. clique aqui
Participou também da publicação independente “One Page Movie“ de Bruno Seelig e Gibão com outros artistas. Começou a dar aulas de colorização no photoshop na Alfamídia.
Em 2014 lançou dois gibis independentes na Gibicon: Click e Três. Ambos podem ser adquiridos em algumas lojas especializadas ou diretamente com a autora. Click foi indicado à 3 categorias no HQMix de 2015.
2015: lançamento do seu segundo livrinho infantil: ’o astronauta de pijama’ pela editora Marsupial veja as primeiras páginas aqui | compre aqui indicado ao HQMIX de 2016.
Participa do “Guia Culinário do Falido”, pela Balão Editorial, com Fernanda Chiella, Felipe Horas, Marilia Bruno e Leo Finocchi (compre aqui), vencedor do troféu HQMix 2015 na categoria de humor.
Participa do livro “SPAM”, pela Zarabatana, com outras autoras, com a HQ “aumente seu pênis” leia as primeiras páginas | Compre o livro.
Fez a Capa da Café Espacial 15
“Aqui e Acolá”, publicação da Marsupial juntando autores portugueses e brasileiros, com as HQS “O Gato” (como roteirista) e “Herança Maldita” (como desenhista).
Lançou com Diogo Cesar “Chance” pela editora Polvo Rosa (coleção Tentáculos) Leia a as primeiras páginas | compre
Convidada do FIQ 2015 e da Bienal de Quadrinhos de Curitiba de 2016.
Participa do catálogo FIQ 2015 - clique aqui para ver o vídeo.
2016: participa do "Memórias do Maurício" - livro de comemoração dos 80 anos de Mauricio de Sousa.
Guia de viagem do perdido, uma continuação do Guia de culinária do falido, pela Balão Editorial.
Livros infantis/juvenis: Allstar Azul, E aí (ambos escritos por Sandra Simon) e Nina da Nave Histórias.
Responsável pela arte e alguns roteiros da hq: O Mundo de Bia, uma hq mensal de 4 páginas que saía na revista Atrevidinha de 2008 até 2013.
Exposições: 2013 em Beja, Portugal: exposição individual "toscomics" com desenhos do gibi (fotos)
2015: FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos, Belo Horizonte: "Expostas"
2016: BOWING exposição coletiva sobre David Bowie, participação com 4 desenhos (fotos | desenhos) na Galeria Hipotética, em Porto Alegre.
email: samantafloor2@gmail.com
linkedin: www.linkedin.com/in/samantafloor/